Aparelhos Autoligados

Mais eficaz nas fases de alinhamento e nivelamento.

O QUE É?

Os aparelhos autoligados são aqueles que têm os arcos ortodônticos ligados aos braquetes diretamente, sem a necessidade de ligaduras elásticas (as borrachinhas). Essa mudança traz algumas vantagens interessantes em relação aos tratamentos convencionais.

Os aparelhos autoligados têm um desempenho melhor do que os convencionais nas fases de alinhamento e nivelamento, porque permitem que a movimentação seja feita mais rapidamente e com uma amplitude também maior. Por isso, problemas como dentes desalinhados, mordidas cruzadas, nascimento de dentes fora do lugar entre outros são bastante recomendados para esse tipo de aparelho.

Principais Benefícios

Dói menos

Os arcos ortodônticos são ligados aos braquetes diretamente, sem a necessidade de ligaduras elásticas, também chamadas de borrachinhas. Essa mudança causa uma diminuição significativa das forças aplicadas sobre os dentes e periodonto (gengiva, ossos, ligamentos etc). E sem as borrachinhas o atrito não é só menor, mas também contínuo. No sistema autoligado essa tensão se mantém constante e, por isso, os dentes se movimentam de forma mais constante e suave.

Tratamento mais rápido

O tempo de duração de um tratamento está intimamente ligado também com os hábitos dos pacientes (como higienização). Mas com a utilização de braquetes autoligados o tempo do tratamento é reduzido em até 24%, segundo pesquisas.

Esse fato ocorre porque com uma tensão mais constante é possível agilizar a movimentação dos dentes e da arcada dentária e, consequentemente, diminuir o tempo do tratamento.

Mais discretos

Os aparelhos autoligados são mais discretos porque não utilizam as ligaduras elásticas. Têm a possibilidade de ser produzidos em metal ou de materiais transparentes, que deixam os braquetes ainda mais imperceptíveis.

Menos manchas dos dentes

Alguns modelos de aparelho autoligado podem ser feitos de cerâmica, evitando a formação de manchas. As borrachinhas, por serem porosas, acumulam com facilidade restos de comida que causam placas bacterianas e algumas manchas nos dentes. 

Ainda assim, é recomendado reduzir o consumo de alguns alimentos e bebidas com muitos pigmentos, como café, vinhos tintos, refrigerantes e chimarrão.